quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Fim de ano - cap.1

Estamos prestes a terminar mais um ciclo de 365 dias, milhares de horas. Algumas horas boas. Algumas horas amargas. Pipocam previsoes de um ano melhor. Um ano melhor, mas serei uma pessoa melhor em 2011? Temos a tendencia de querer tudo facil, como se caissem do céu caixas de presentes com tudo o que julgamos sermos merecedores.

Hum.....

Se nao mudamos como pessoa, como queremos um ano melhor?

Hum....

Vc e capaz de fazer o que realmente seu coraçao lhe pede?

Como escutar a real voz do coração?

Como nao atender a ilusoes das nossas fantasias?

Qual a voz real do nosso coraçao que abriga a sabedoria ancestral?

hummmmmmmm....

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

E so isso...........so?



Quem nao ja pensou em sua vida inteira e quis mudar varias paginas escritas com a caligrafia torta das coisas que se quer esquecer a qualquer custo? Nao da pra apagar porque a tinta e resistente, mas da pra tirar uma boa lição. E so abrir mão da mágoa, rancor, sensação de fracasso. Simples...nao tao simples porque demanda força de vontadade e as vezes nao a temos.

Gostei muito desse filme e pretendo ler o livro.vale a pena ir em busca de si mesmo. Nos cobramos e somos cobrados por sermos a melhor profissional, a mulher maravilha, a boazuda, a supermae, a amigona de todas as horas e mais uma lista interminavel de coisas. Nao e so isso que nos tras satisfação, porque quando mais nos atolamos de atividades satisfatorias aos outros mais nos esquecemos de nos mesmas.

nao e so ter tempo pra ir ao salao, comprar uma roupa ou ir a academia. E necessario tempo pra se ouvir, se descobrir como varias qualidades. LEr aquele livro que muita gente julga bizarro. Vero filme preto e branco que so o seu coração entende. olhar a rua, o movimento, pessoas passando e perceber a vida com a sua otica.

Algumas pessoas precisam cruzar continentes e paises. Outra so precisam se colocar no anonimato um pouco. So isso....


Nao ha o que termer de estar so
Estar so e estar em melhor companhia, ha uma voz a ser ouvida
Ha um coração a ser sentido
Uma alma dançando dentro de nós

Se contentar com pouco e covardia
Desejar mais do que merece e loucura
Entregue a Vida a sua vida
Nada mais justo.
A Vida e mais sábia

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Ventos e ares.................

Decidi nao brigar mais com a Vida, pois ela e mais sabia do que eu e com certeza eu perderei..prefiro que ela me mostre as coisas certas, o caminho melhor, a oportunidade mais preciosa. E abro mao de tudo,,,,quem nao se apega a nada, nada perde

______________________________



E ela disse: nao forço nada,,,somos egoistas com nosso tempo...você tem o seu, eu tenho o meu e nao temos o nosso. Esse nao nasceu nas paginas de nossas vidas. Talvez seja melhor assim.

Estamos quites..paguei a conta com gosto. E agora to livre..

E so isso nao sei o que dizer, sao so palavras e o que sinto nao mudara, tudo o que quer me dar e demais e pesado nao ha paz...

Nao optei por isso, a vida elvou a isso e ela e mais sabia

nao julgue e nao condene, nao tente lutar em vao, nem sempre os bravos vencem

Boa sorte, nao sei o que falar , sao so palavras e o que sinto nao mudara

Segue em paz porque estou em paz, se aceitar a amizade, nao ha amor onde nao ha dialogo e vc nao precisa dele, eu sim

Entao me deixa ser quem eu sou...certa ou errada sou assim

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Do Amor e outras coisas - 2

Esta e minha vida e eu continuo olhando...olhando pra voce, aonde quer que esteja.

TEm uma idade que fingimos nao importar com o que sentimos porque tudo e muito rapido e frenetico. Depois vem a fase que parece que nao queremos saber a verdade. Agora estou na fase que o que sinto se manifesta acima do meu Eu racional. Um misto de todas as demais fases temperada com a sabedoria que analisa, espera e aguarda.

Estou na fase que palavras me cansam....prefiro açoes. NO meu MSN ha a frase criada: palvras sao o vinho que entorpece os sentidos> Açoes sao o pao da alma. Me mostre, me convença, me cative, me conquiste. Se conseguir isso parabéns. Palavras verbalizadas so me prendem se forem numa conversa. Tolamente soltas, como se abrisse uma gaiola me cansam. Porem adoro ve-las criando formas quando escritas, posso toca-las, elas piscam pra mim.

Num relacionamento o que e mais valido? Dialogo, sexo, romance? os dois ultimos itens nao existem sem o primeiro, entao deduzo que nenhum relacionamento sobrevive sem troca de ideias, de formação de opniao, de compartilhar o que se sente.

Existem pessoas com pavor de falar. Tem aquelas que nao sabem. Sem contar as que falam demais. E necessario uma dose terapetica de conversa. E conversar nao e so DR (discutir relação). Alias, esse ite pra mim nao existira se houver dialogo terapeutico.....

COnversar faz bem. Escutamos a nos mesmos. Entao porque naoa fazemos monologo? Creio que nao e estimulante porque nao gera desafio. Entoa o jeito e encontrar alguem que converse, que nao ache que a vida se resuma a trabalhar o dia inteiro e "namorar a noite" (que geralemente e uma desculpa pra se fazer outra coisa)

Ate hoje me emociono quando lembro de um amigo que leu ao telefone um pequeno trecho da obra Fausto de Goethe. Peguei esse livro em alemao num sebo e o coração disparou pela bateria da lembrança. Nao a lembrança da pessoa (que espero que esteja bem feliz) mas o que a audição dos versos so fausto guardaram em mim de forma tao intensa

E o Verbo se faz carne no coração das gentes!

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Do Amor e outras coisas

Abondenei sem querer este confessionario de ideias agitadas como insetos ao sol. Desculpe!

Enfim as vezes vale a pena da uma pausa em tudo.Pra escrever algo interessante também, porque falar de coisas pequenas nao e meu exercicio diario....

Lendo um livro "Memorias de uma moça bem comportada" de Simone de Beauvoir, e senti inspirada em varios sentidos.Primeiro, devemos respeitar o tipo de mulher que somos - a carente, a dominadora, a dona de si mesma, a questionadora...e necessario! Nao se pode ser o que nao é, porque logo começa a angustia da verdadeira indole. Nao se nasce mulher, torna-se mulher, forte, fraca, submissa, doce, ardida, suficiente, calada...nao importa. Cada uma de nos tem a obrigação de ser o que e, nao se importanto com o que se espera de nós. Ja basta nossas comparaçoes silenciosas que devem ser assassinadas o quanto antes!!

A midia nos tras modelos de mulheres com cabelos luxo e corpos sarados. Creio que somos mais que isso. Novelas trazem o pior de nossa especie - traidoras, vingativas, inseguras, como se somente nos mulheres tivessemos esses pecados. Nao, nao aceito isso!!!Porque nao ha personagens de mulheres lindas sim, mas com atiutude, fortes, como a matriarca do filme "a excentrica familia de Antonia"?

Vitrines mostram tendencias de moda pro verao onde se usara cores berrantes e modelos de roupa que talvez tenham sido inspirados nos filmes privês! Somos mais que isso! Com uma camiseta basica, jeans e all star, continuo mulher, exercendo a sensibilidade, a firmeza, mostrando a opniao e correndo riscos. Nao e o salto que me faz mulher. E minha sensibilidade que me faz mulher

Creio também que cada uma de nos precise do Amor. O amor nos moidifica, nao importa que forma tenha. Mas devemos relaxar. Durante muito tempo me culpei e me cobrei pelos demais relacionamentos...o que e realemente dar certo? E durar uma semana de vivencia intensa ou 1 ano de tedio e morosidade?

Pra mim, vale a intensidade! Porem tenho uma duvida constante....quando se esta namorando, porque o dialogo culto morre? Porque nao se comenta dos livros lidos, filmes, ideias, plantas, jornais e musicas? A conversa deve se basear em 'eu te amo oooooh" e "vamos ficar juntos pra sempre"?

Como uma boa fã de Nietzche, também tento exercer o seguinte: a unica pergunta que se deve fazer com que se quer casar e : o que conversarei com essa pessoa ate o fim da vida!?

Sim........pergunta cruel....no exercicio da mesma, ate o momento que estou escrevendo nao obtive resposta.Entao continuarei procurando, porque assim como o amado filosofo, também procuro alguem que me desafie...Lou Salome, personagem do livro "quando Nietszche chorou" era uma mulher pensante, nao se adequava aos moldes das mulheres de sua epoca mas foi com o filosofo intensa e verdadeira. Quando se separaram, ele enloqueceu de vez!

Antes de enlouquecer, devemos continuar nossa busca que corresponda as nossas necessidades basicas;cada uma de nos tem uma lista...avalie e veja o que vale a pena. Se nao tem ninguem agora, otimo, pratique o "tenho saudade de mim mesma'...fiz isso em um fim de semana e foi otimo. Sou encantadora!

segunda-feira, 21 de junho de 2010

Go back

http://www.youtube.com/watch?v=yMJjF4LHOkY

Centro de cidade e incrivel..tantas pessoas tanto burburinho, tanta Vida compactada em tecnologia, tanto medo, tanta ausência de espontaniedade, nos escondemos em shoppings para termos"segurança" daquilo que nós mesmos criamos...nunca um cachorro ou um belo gatinho tentou pegar minha mochila salvo pra dormir, quando viu nela uma utilidade alem de carregar agendas e canetas.. Queremos nos salvar de nós mesmos..do que nos tornamos - ladrões de bolsas, de cartões de credito,celulares...nós "seres humanos evoluídos" achamos que temos o direito de nos apossar do que e do outro!

Viu como evoluimos? Criamos demônios e não sabemos o que fazer com eles!

Ainda espero ter o prazer de sentar pra tomar café em algum lugar e começar a conversar despretensioasamente com alguém que não venha roubar coisas mais preciosas que meu celular (simples ta...so serve pra ligar mesmo), como meu Tempo, meus Desejos e Sonhos. TEnho fome de Saber de aprender, de Somar...então nao permito que "ladrões" de tesouros como tempo e sonhos me roubem o que tenho de preciso. Tem gente que nao liga pra isso, se fecha no cuidado com o carro e celular...mas permitem que lhe roubem as emoções e sonhos...

Como nao tenho carro e meus equipamentos sao simples, quero ter os tesouros e riquezas de boas pessoas pra conversar, pra rir e pra chorar...Se não posso ter isso, nao e justo que me roubem meus desejos...

Mas tanta gente nas ruas e quando se para no sinaleiro pra atravessar a rua e se sorri para alguém, este foge como se visse o anti-cristo! Nao se preocupe, não vou lhe sequestrar...porque nao percebemos que estamos sequestrando de nós mesmos o lado "humano" e não pedimos resgate!!

Go back os bons tempos que se parava para "um dedo de prosa' e depois se seguia feliz e leve pelas ruas...Go back a pausa nos pensamentos conflitantes para somar a opniao de alguem...Go Back os sorrrisos...GO Back rir do nada...olhar as pessoas na rua...Go back a espontanieda da vida solta...Go Back ser "gente" de novo

domingo, 13 de junho de 2010

Dia dos namorados?! E o dia dos sozinhos...existe?


Ontem no trabalho ouvi coisas e mais coisas sobre o "Dia dos Namorados'...mas nada do que realmente gostaria de ouvir.
Como trabalho com um grande numero de mulheres de idades variadas, existe somente um "bendito fruto", ouço todas as manhas dicas e relatos dos mais variados assuntos:educação do filho, melhor marca de papel higiênico, como ter uma atividade sexual satisfatoria, reclamaçoes do trabalho...enfim, assuntos e assuntos. Mas neste sábado fiquei estarrecida.

Nenhuma das mulheres falou que estava feliz por ter um companheiro. Todas comentavam do presente ganho, como uma competição de quem tem o homem que a valoriza mais através do presente ganho. Perfumes, lingeries, cobertores e sapatos, todas contavam de seus mimos.

Ok, adoro ganhar presente...adoro dar presente também mas minha indignação e o apelo comercial, onde o Amor pode ser medido pelo valor do presente. Propagandas de alianças de compromisso e celulares em todos os meios de comunicação...Mas o que vale realmente? Ter uma companhia ou alguem que nos sustente?

Uma amiga comentou comigo: ah nao quero passar o "dia dos namorados" sozinha...falei pra ela - só o dia dos namorados? ela ficou esperando mais acidez ainda..."éee" ela falou..."todo mundo ganhando presente, jantando fora" ...........aaaaaaaaaaaaaf mais comercio em cima!!!! So falei a ela "nao quero e passar todos os dias sozinha" Data e data, nada mais.

Sou totalmente contra isso. Nao se deve associar presentes a datas...quero comemorar todos os dias a celebraçao da vida, alegria e dor. Temos a necessidade biologica de termos "alguem" (sou totalmente contra "eu me basto"). Estar sempre consigo mesmo se torna melancolico, porque vc nao e obrigado a se modificar, a rever seus conceitos e nem a praticar compaixão e tolerancia. Ninguem e nosso espelho, ninguem nos mostra como somos a nao ser quem vive intimamente conosco.

Sou a favor do namoro, casamento, viver junto, seja la como for. Desde que seja verdadeiro e intenso, onde haja divergências, haja encontros e desencontros de ideias, onde algume lhe diga "looooooooooooca". Isso me faz crescer, isso me faz sentir a Vida. O meu maior presente dos "dias dos namorados " e ter todo o dia "o dia dos namorados", onde pequenos gestos como dar um bombom, mandar uma msg de texto tem um valor maior que um carro Mercedes.

Desculpa ai povo.........sou contra dia dos pais, das maes, dos namorados, natal, pascoa, dia disso e daquilo. So respeito aniversario e ano novo, datas que nao tem apelo comercial. Datas que nao temos obrigaçaõ de dar presente "se nao fica feio"

Ai comercio em geral: existe Dia dos Sozinhos? Algum dono de restaurante ja pensou nisso, onde crie um dia dos singles com comidinhas e bebidinhas para os disponiveis?
Gerentes de boutiques e lojas de calçados: pensem o quanto podem nos oferecer de desconto, pra investirmos em nos mesmos! Boates: criem a noite dos vips singles!

Fico pasma!!! Tudo data...tudo comercio....mas esquecem de nos, ainda solteiros a busca de sua metade de laranja, a canela do capuccino....aiaiiaia....

Entao....nao quero so o presente do dia dos namorados.........quero alguem presente....aceito o mimo de bom grado, uma xicara de capuccino na cama e otimo pra começar o dia de folga!!

quarta-feira, 7 de abril de 2010

A nossa caixa preta


Depois de um bom tempo de paz e tranquilidade mental, alguma coisa dentro de mim decidiu limpar a caixa preta, aquele bendito equipamento que registra as informações undreground de nossa existência. Pois bem, não sei quem dentro de mim deu a chave da minha caixa preta e assim como a Caixa de Pandora se abriu e os venenos do mundo sairam, as minhas memórias não póstumas ainda, também vem saltitantes dizer "oi"

Algumas vezes comentava com amigos sobre uma boneca negra, uma negona, feita de pano, vestido vermelho de bolas, brincos de argola e lenço na cabeça. Lembro-me de garotinha a rodopiar com essa boneca e tive que me desfaze-la não sei bem por qual motivo. Pois bem.....lembrei desse brinquedo de tal forma, que parece que foi neste instante que tive que da-la, contra minha vontade total.
E desse evento pra agora, passaram-se algumas decadas!!!

Mas porque agora isso foi despertado? O que aquela simpatica boneca afro-descentende representava pra mim que agora, na fase adulta e segura (segura???KKK)ela representa ou faz falta? Porque estou de "luto". com o coração apertado por essa boneca? Nao sairei a busca de uma substituta...nao, ela foi uma grande amiga pra mim,mas irei sim em busca desse signifado nao decodificado pela minha mente linear ainda.

Alguem tem um aparelho que interpreta mensagens gravadas nas caixas pretas?

domingo, 7 de fevereiro de 2010

O Sorriso


Há coisa mais bela do que ver um sorriso?


Talvez sim, mas para Ela esse era o bem mais elevado, Ver o sorriso iluminando o espelho que apresentava marcas de bolor devido os anos de existência em sua familia. Passava as maõs nos fios de cabelo, tentando ajeita-los de maneira desarrumada. Confiante sorria, confiante se admirava. Era esse sorriso que Ela buscava, sorriso que queria ganhar, sorriso que queria receber.....mas...nunca viera, nunca esteve em suas manhãs, só existia em seus sonhos de menina em corpo de mulher, que vencia os anos, respeita os ciclos, gerava a vida, se entregava ao calor e a força do desejo. Ela queria um sorriso que fosse o Seu Sol..por anos ansiou, por anos pagou analista, por anos teve conselhos de mulheres mais velhas e mais novas...alguns serviam, muitos eram dogmas criados de frustrações coletivas, modelos pré-estabelecidos de comportamentos de "boas moças".


Ela queria esse sorriso, esse que agora fazia com que seu peito se inchar de ar, o sorriso que conectava ela a Terra, colava seus pés ao chão, o sorriso que fazia seu corpo estremecer. O sorriso estava ali, olhando pra Ela através do espelho antigo e mágico, moldura de rococo, tantos detalhes quanto sua alma de mulher. Ela se alimentava desse sorriso nascido das suas lagrimas, fruto de seus inúmeros partos de novas e novas consciências e posturas. Sorriso que veio através de alguns "sim" e muitos "nao". Caiu, se levantou, se refez como as estações do ano, calou nos dias escuros, celebrou as noites claras. Esgueu sua armadura de Guerreira quando se via na multidão de seres opinando, manteve os Veus de Deusa quando sozinha pensava, procurando entender seu futuro nas xicaras cheias de chá, nas taças com o pulsar do vinho.


Ate que ela compreendeu onde teria seu tão esperando sorriso. Morreu dentro de si mesma, numa noite sem data especifica, sem evento, sem alarde, morreu no amanhecer de chuvas e silêncio. Quando menos esperava a Vida a fez nascer, o útero de pseudo segurança de quem achava que era se rasgou em milhoes de pétalas de sangue, ela gritou como se algo em suas entranhas fosse arrancado a forceps. Tudo nela se foi agora.


Ela se ergueu, fraca ainda, se arrastou ate sua cama, se lavou nas lágrimas que saiam sem esforço, até que se perdeu no conforto no sono. E quando acordou, la estava ele, o sorriso, que tanto procurava. Esse sorriso era Dela mesma. Ela, completa, vestida de todas as virtudes e fraquezas. O ar que enchia seus pulmões tinha o cheiro do orgulho, seus dedos ao ajeitar o cabelo, mantinham as batidas do auto-reconhecimento, sua alma estava grávida de amor, suas coxas firmes de força.


Ela olhou o sorriso que por anos buscava. Ele se abriu mais ainda, como uma concha, agradecendo, abençoando.....ele se abriu tanto quanto pode, quando Ela se olho nos seus próprios olhos e declarou a si mesma, com tanta paixão e devoção que suas veias estremeciam:


SOU O QUE SOU! ALGUEM TEM QUE SER!


Dedico essas palavras a todas as mulheres que vencem suas próprias regras e tomam as rédeas de suas vidas, só entregando momentaneamente a quem elas veêm a honra e o valor de segura-las

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Resgate do Feminino



Neste fim de ano estive pensando e revendo o papel de Ser Mulher. Na verdade sabemos o que e ser Mulher? E ostentar os "peitos" siliconados no decote oferecido e arruinar a estrutura delicada dos pes num salto vertiginoso? E gerar filhos sem quere-los? E ir pra cama e fingir ?



Assistindo a alguns filmes (Rei Arthur, Cruzada, Entre Reis, Elisabeth era de ouro , Gladiador....), foi legal observar que nós Mulheres temos a incrivel capacidade de fazer do nosso Tempo um Jardim. Sim, antropologicamente, esperavamos nossos homens voltarem de guerras e conquistas e não havia Prozac ou Sertralina.....só havia nós mesmas, mães, irmãs, cunhadas, unidas pelo ciclo lunar e os fios de tecelagem.


Se eramos mais felizes nao sei, mas possivelmente menos estressadas, menos doentes

Mulher e aquela que gera, a que e Fértil em tudo, mente, alma, coração, corpo, fala, ações, todas se multiplicam incessantemente na Energia da Mulher que tem em si a porção masculina (assim como o homem tem a feminina). Entao deveriamos recuperar essa capacidade sobre certo ponto sufocada no exercício dos "direitos iguais" (trabalhar igual e ganhar menos?) . Como seres humanos, nos, Mulheres e os Homens, temos os mesmos direitos de expressão, de desenvolvimento espiritual e social,a ir e vir,escolher, porém temos que atentar que o Homem sempre sera o Chefe e a Mulher a Madre que gera (não somente os filhos, mas o alimento, a palavra sábia, a mão acolhedora).
Mas precisamos nos desdobrar em 4,6 papeis? Trabalha fora, dona de casa, mae/pai ao mesmo tempo, conselheira e as vezes, quando sobra tempo, mulher. E justo isso conosco?
Sera que parte de nossas patologias, desequilibrio hormonal, sobrepeso, a deformidade do contorno feminino e justamente fruto de nossa ousadia em querer tudo? Conheci uma indiana, que me contou que elas e as irmãs são graduadas e pós graduadas. Porem a familia exigiu que elas permanecem nos costumes: canto, dança, leitura...como e digno de uma indiana de sua posição social. Todas casaram, todas trabalham, todas tem suas casas, porem, o marido dessa amiga também tem o seu papel social no casamento: Ele e o marido e essa palavra e muito ampla...ela sugere, ele executa, ele cuida, ela aceita o cuidado...

Onde ruimos nosso mundo? Onde sufocamos nossas necessidades de culto ao feminino? podemos recontruir nossa essência através de pequenos prazeres como pintar, cantar, dançar, costurar, bordar? Podemos ter nossa profissão, mas para nossa saúde emocional devemos resgatar certas coisas.
Todas nós, profissionais liberais, executivas, professoras, operárias, policiais, tem dentro de si, a lembrança ancestral da mulher Imperatriz do Taro, a que fecunda tudo, a que cria e gera.
Aquela que morou numa região distante da Europa, nos solos ferteis do sul do Brasil.Basta nutrir a semente, basta deixa-la germinar. Creio profundamente que teremos lares mais felizes e harmoniosos, creio que nos veremos como Deusas (Medusa, Diana, Tara, Lakshimi) ao nos enfeitarmos para nos primeiro, a nos perfurmos para nos, gradativamente seremos Donas de Nos Mesmas novamente.